Durante a reunião plenária do 45º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), realizado em São Luís, foi anunciada a implantação da Fase 1 do Projeto Brasil ID, novo sistema eletrônico de monitoramento de mercadorias em trânsito. Participarão como voluntárias da fase 1 de implantação do projeto um grupo formado por transportadoras, empresas de bebidas, petróleo e gás.
O Brasil ID Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias por radiofrequência funciona por chip instalado nas embalagens das mercadorias, que emite sinais a serem captados por antenas espalhadas em todo o país.
Para o coordenador-geral do Encat, Eudaldo Almeida, o Brasil ID aperfeiçoará os controles do fisco, principalmente o fluxo de mercadorias e respectivos documentos fiscais eletrônicos. “É um instrumento de logística que contribuirá para reduzir o custo Brasil”, disse.
Pelo novo sistema, a identificação das mercadorias ficará gravada e disponível desde a fabricação até a passagem pela transportadora, o distribuidor, o ponto de venda e sua chegada ao comprador final. O histórico das passagens será gravado no produto, em cada elo da cadeia de comercialização. Assim, será possível saber as rotas e as possíveis tentativas de fraude ou desvios.
Fonte: O Estado do Maranhão – 21/08/2012
Editoria-Economia