Brasil Econômico
Felipe Peroni
14/11/12 09:03
O IBC-Br, prévia do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,52% em setembro em comparação com o mês anterior.
A economia brasileira teve avanço de 1,15% no terceiro trimestre, ante os três meses anteriores, segundo estimativa do Banco Central (BC).
O IBC-Br, prévia do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,52% em setembro em comparação com o mês anterior.
A consultoria LCA previa uma retração de 0,6% no mês.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br tem alta de 0,44%.
Em setembro, os principais indicadores de atividade econômica vieram negativos. A produção industrial teve queda de 1% em setembro, enquanto as vendas no varejo ampliado recuaram 9,2%.
Entretanto, a desaceleração econômica em setembro não impediu o crescimento trimestral.
O resultado do terceiro trimestre mostra uma aceleração em relação aos três meses anteriores. No segundo trimestre, o IBC-Br tem avanço de 0,61% em comparação com o trimestre anterior.
Já o PIB teve expansão de 0,1% no primeiro trimestre, e de 0,4% no segundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia brasileira mostrou pouca força na primeira metade de 2012, e o governo lançou mão de medidas fiscais e redução de juros para estimular a atividade.
Segundo analistas, nos próximos meses é esperada uma retomada gradual do crescimento da economia, com aquecimento do comércio varejista e retomada da indústria.