DO VALOR
As vendas globais da multinacional de bens de consumo Unilever no terceiro trimestre cresceram 10,3%, para 13,4 bilhões de euros, em relação ao mesmo período de 2011.
Com uma venda bruta 12,1% superior no período, os mercados emergentes (que representam 55% do faturamento global da companhia) puxaram o crescimento.
Na América Latina (16% do total), a companhia teve um faturamento de 2,12 bilhões de euros no terceiro trimestre, alta de 13,7%. Foi a quinta alta consecutiva de dois dígitos da região, com boas performances, sobretudo, de Brasil, Argentina e Chile.
SETORES
As vendas líquidas de produtos de higiene pessoal (que representam 35% do total) avançaram 8% no período, para 4,7 bilhões de euros. O Brasil foi destaque na divisão, com o lançamento da linha de cuidados masculinos Dove Men+Care.
As vendas de alimentos (27% do total) registraram ligeira queda, de 0,4%, no trimestre. Segundo a empresa, os volumes sofreram com o aumento dos preços em mercados importantes.
A divisão de produtos de limpeza (18% do total) foi a que apresentou o melhor desempenho, com avanço de 11% na receita líquida.
A venda de sorvetes no trimestre (20% do valor global) cresceu 5,9%.